Especialidades
Urologia Pediátrica
O Urologista Pediátrico acompanha doenças como fimose, enurese noturna (xixi na cama), testículos não descidos, bexiga neurogênica, extrofia de bexiga, hidronefrose, cálculos urinários, entre outras doenças que acometem o trato urinário e os genitais masculino e feminino.
Alergologia
A alergologia atua no diagnóstico e no tratamento das doenças de cunho alérgico. Essa é a área dos médicos que se especializam em alergia e imunologia. Embora a especialidade tenha esse nome, os dois conceitos são diferentes.
Entretanto, o especialista precisa, além de conhecer o tratamento das doenças alérgicas, dominar o funcionamento do sistema imunológico. Assim, será capaz de diagnosticar e medicar todas as suas alterações. Ele se capacita, portanto, a identificar e cuidar de doenças alérgicas, como rinites, sinusites, dermatites, males ocupacionais e imunodeficiências primárias, entre outras.
O médico alergista aprende a avaliar o quadro clínico do paciente e entender os mecanismos das doenças alérgicas. Dessa forma, ele pode diagnosticar precisamente cada caso, com base em seu conhecimento teórico e prático. Em sua atuação, cabe:
- conhecer o histórico de alergia do paciente e realizar exames físicos;
- solicitar e interpretar exames laboratoriais relacionados à sua área;
- realizar testes cutâneos e de contato;
- testar possíveis causadores de doenças alérgicas e imunológicas;
- prestar aconselhamento quanto a alérgenos e irritantes;
- avaliar testes de função pulmonar e de marcadores inflamatórios;
- realizar imunoterapia específica com alérgenos e venenos;
- conduzir tratamento farmacológico de transtornos alérgicos;
- procurar meios para reduzir a exposição do paciente a alérgenos;
- realizar terapia imunomoduladora;
- conduzir a dessensibilização a medicamentos e alimentos;
- educar pacientes, cuidadores e médicos de atendimento primário aos pacientes alérgicos.
Fisioterapia Respiratória
A Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões do paciente, utilizando-se de aparelhos e técnicas específicos para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.
Na infância, as crianças gripadas ou resfriadas não conseguem eliminar as secreções respiratórias tão facilmente e a Fisioterapia Respiratória atua como forma de prevenção evitando que a estase das secreções facilite a instalação das broncopneumonias e além de que a desobstrução das vias aéreas promove uma melhor noite de sono.
Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana.
O Fonoaudiólogo possui competência para o aperfeiçoamento dos mecanismos da fala e da voz, da comunicação oral e escrita, do sistema miofuncional, orofacial, cervical, de deglutição, da função auditiva periférica, central e do sistema vestibular.
Portanto queixas como: Atraso de fala, gagueira, rouquidão, trocas de sons na fala e/ou na escrita, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de deglutição, procure nosso serviço de fonoaudiologia.
Portanto em caso de:
- Afasia (ausência da fala)
- Gagueira
- Atraso de Fala
- Respirador oral
- Alterações de voz
- Aperfeiçoamento vocal
- Transtorno do Espectro Autista
- Síndromes (ex: de Down, de Rethi)
- Distúrbio do Processamento Auditivo
- Disfagia (dificuldade para se alimentar/ engolir)
Os profissionais do setor de Fonoaudiologia do SIN, tem como base os conceitos do método ABA e Integração Sensorial em seus atendimentos Clínicos.
Odontologia Pediátrica
Aconselha-se que as crianças sejam levadas ao consultório odontológico a partir do sexto mês de vida para para que os pais possam receber toda a orientação necessária para o desenvolvimento correto da arcada dental, risco de doenças dentais e iniciar-se um programa preventivo.
Na consulta oferece-se orientações sobre como escovar os dentes do seu filho (técnica de escovação, tipo de pasta de dente, posição, como fazer se ele não deixar), hábitos de dieta saudáveis (como fazer para seu filho poder comer de tudo mas sem ter cárie), o uso do flúor em bebês e, mais importante de tudo, a familiarização da criança com o ambiente e a equipe odontológica (condicionamento infantil). Quando a quando a criança já conhece todos os instrumentos (aguinha, arzinho, motorzinho, sugador, cadeira, etc), os barulhos e os movimentos que eles fazem é que vamos realizar outros procedimentos como a profilaxia (limpeza), o exame clínico e o possivelmente o flúor. O contato com o dentista pediátrico, desde a infância permite inserir bons hábitos de higiene bucal para que se torne um adulto livre da doença cárie e com o mínimo de intervenções ao longo da vida.
Ortodontia Pediátrica
A visita ao dentista ortodôntico não tem uma idade específica, uma visita preventiva pode ser feita na época da troca dos dentes entre os 5 e 8 anos. Problemas como mal oclusão dentária, espaço excessivo entre os dentes, dentes tortos podem trazer problemas de saúde, como a má oclusão dos maxilares, por exemplo, e também problemas de auto-estima da pessoa.
Nefrologia Pediátrica
Nefrologia Pediátrica é a especialidade clínica que atende às crianças que têm doenças relacionadas ao trato urinário.
O trato urinário é composto, de uma maneira simplificada, pelos rins, ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. Uma doença do trato urinário pode se manifestar através de infecções urinárias, pressão arterial alta, incontinência urinária ou dificuldade para urinar, sangue eliminado junto com a urina, perda de proteínas e outras substâncias anormais na urina.
Quando os pais devem procurar um nefrologista pediátrico?
Os pais também devem levar a criança ao nefrologista pediátrico se notarem as seguintes alterações: a criança passa várias horas sem ir ao banheiro (mais de 6 horas) ou vai ao banheiro a intervalos muito curtos e a todo o momento; se o jato do “xixi” é entrecortado e fraco; se a criança apresenta dor ou ardência ao urinar, mesmo após o tratamento de infecção urinária; se a urina produz espuma, sangramento ou se apresenta partículas visíveis, como areia, e se na família há antecedentes de cistos nos rins ou doença renal de transmissão familiar (hereditária).
Alguns exemplos de doenças tratadas pelo nefrologista
- Bexiga Neurogênica;
- Cálculo renal (litíase renal);
- Enurese Noturna;
- Glomerulopatias;
- Hipertensão Arterial;
- Infecção do Trato Urinário (infecção urinária);
- Insuficiência Renal Crônica (doença renal crônica);
- Rim Único;
- Síndrome Nefrótica;
- Tubulopatias (acidose tubular renal).
Pediatria
Psicologia
Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.
O psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).
Atuação integrada
A psicologia atua, muitas vezes, integrada a outras áreas como, por exemplo: medicina, pedagogia, sociologia e antropologia.
Terapia Ocupacional
Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia a dia em casa (alimentação, higiene vestuário), brincar ou na escola, a criança deve ser avaliada por um terapeuta ocupacional infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldade em qualquer uma das seguintes áreas: motricidade grossa, motricidade fina, lateralidade, brincar, comportamento, aspectos sensoriais, escola e atividades da vida diária – alimentação, higiene e vestuário.
A criança aprende sobre o mundo quando interage com ele usando as informações que lhe chegam pelos sentidos; essas interações se dão sob forma de brincadeiras. Dessa forma, o instrumento usado na Terapia Ocupacional Infantil é o brincar. A criança pode apresentar as seguintes dificuldades:
- Dificuldade da coordenação motora grossa e lateralidade:
– a criança é desastrada
– confunde esquerda e direita
– falta de equilíbrio
– dificuldade de coordenação de ambos os lados
- Dificuldade de coordenação motora fina
– dificuldade de preensão do lápis
– dificuldade de graduação da força na escrita
– letra ilegível e lentidão na escrita
– dificuldade com manuseio da tesoura
– dificuldade para amarrar os sapatos e manusear botões, zíper, e outros
- Dificuldade de aprendizagem
– dificuldade de concentração, de focar numa atividade
– dificuldade em seguir instruções
– baixa tolerância a frustração
– hiperatividade ou hipoatividade
- Problemas de integração sensorial
– Hiper ou hipo responsivo a determinados estímulos sensoriais
– Alta ou baixa tolerância a dor
– Agitação psicomotora
– Facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivos
– Dificuldade de lidar com a mudança
- Brincar
– Dificuldade para dar funcionalidade ao brinquedo
– Não explora os brinquedos da forma adequada
– Dificuldade com brinquedos de montar, desmontar, encaixar e empilhar
– Precisa de orientação de adultos para iniciar jogos
– Dificuldade de imitação
– Gosta de jogos repetitivos por horas
Crianças beneficiadas:
- Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor
- Transtorno do Espectro Autista
- Deficiência Intelectual
- Paralisia Cerebral
- Déficit de Atenção e hiperatividade
- Síndrome de Rett e outras.
Dermatologia
Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano: a pele. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais).
A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores. A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia. Por lidar com a pele, a dermatologia é a especialidade médica mais indicada para atuação em cosmiatria e estética. Outro destaque é a Cirurgia Dermatológica que é uma subespecialidade da Dermatologia, onde o profissional médico se gabarita a realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade da pele e seus anexos (unhas, cabelos, glândulas, etc.).
Nutrição
Nutrição é a ciência que investiga as relações entre o alimento ingerido pelo homem e as doenças, buscando o bem-estar e a preservação da saúde humana.
Nutricionista é o profissional de saúde que se especializa em nutrição humana e possui formação acadêmica em Nutrição. É da sua responsabilidade planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição.
O nutricionista faz cálculos nutricionais dos alimentos e decide quais os melhores ingredientes a serem usados em cada refeição. Na área clínica, o nutricionista orienta de forma individual ou em grupo, pessoas que necessitem de dieta alimentar específica, como os obesos, diabéticos, hipertensos e outros.
Além do modo natural de ingerir os alimentos (via oral), a nutrição também pode ser feita de modo enteral (o alimento é colocado diretamente no tubo digestivo) ou parenteral (o alimento é administrado diretamente na veia), em pacientes com necessidades nutricionais especiais.
Uma boa nutrição significa prevenção de doenças crônicas, vida saudável e qualidade de vida. Muitos problemas de saúde podem ser evitados através de uma alimentação saudável, que siga as proporções adequadas de cada alimento.